A comunicação acontece quando alguém fala e outro recebe a mensagem, uma forma é pela escuta. Para que esta comunicação seja boa, é imperioso que a mensagem, emitida em forma de linguagem, seja de boa qualidade: intensidade sonora adequada, boa pronúncia e ambiente não muito ruidoso.
⠀
Outrossim também é imperioso que a recepção da mensagem encontre um ouvido de boa qualidade: boa percepção sonora e correta inteligibilidade das palavras. Portanto, torna-se fundamental a boa interação entre a fonte emissora do som e a fonte receptora do som.
⠀
O que acontece nos casos de surdez? Certamente ocorre uma dificuldade na comunicação, que será tanto maior quanto mais intensa for a perda auditiva. As pessoas que apresentam surdez, mesmo que usem aparelhos de amplificação sonora, fazem leitura labial para melhorar a compreensão das palavras. Elas precisam estar próximas do interlocutor, olhando atentamente para seu rosto e observando a mímica facial, especialmente o movimento dos lábios.
Como fazer leitura labial quando se usa máscara? É fácil constatar que o uso das máscaras, neste período de pandemia do Coronavírus, interfere na boa comunicação. Todos temos alguma dificuldade para ouvir e compreender perfeitamente o que se diz. E certamente essa dificuldade é maior para aqueles que necessitam utilizar a leitura labial, que representa um método adicional para melhor compreender a linguagem.
⠀
A máscara, cobrindo parte do rosto, esconde o movimento dos lábios e a expressão facial como um todo.
Fica, portanto, um lembrete: em tempo de pandemia, face ao uso obrigatório de máscaras, sejamos mais tolerantes e compreensivos com as pessoas que tem alguma forma de surdez, especialmente os mais idosos.
⠀
A boa comunicação favorece a interação e melhora o convívio familiar e social.